Caro leitor,
A catarata é a principal causa de cegueira reversível em todo mundo e todos nós teremos catarata um dia.
A doença é caracterizada pela opacificação do cristalino natural dos olhos que antes era transparente, e que agora ficou opaca. Essa opacificação ocorre conforme vamos envelhecendo. A catarata dependendo do nível de opacificação pode prejudicar a qualidade de vida das pessoas. Pode também ser responsável por favorecer quadros de depressão, Alzheimer, quedas, atropelamentos entre outros.
Sendo assim, separei uma lista com 11 informações que talvez você desconheça sobre essa doença.
1. O único tratamento possível para a catarata é a cirurgia.
Não existem medicamentos, colírios ou qualquer outro tipo de terapia, a não ser a cirurgia, que possa tratar a doença. A cirurgia é a única forma terapêutica para a catarata.
Clique aqui para saber mais sobre a cirurgia de catarata
2. O sol pode acelerar o processo de desenvolvimento da catarata.
Assim como cuidamos da nossa pele contra a exposição aos raios solares, nossos olhos também devem ser protegidos com o uso de óculos escuros. Pois, os olhos podem sofrer com o envelhecimento precoce causado pela radiação solar. Você sabia disso?
3. A cirurgia da catarata é rápida e não exige internação.
A cirurgia de catarata atualmente, nos permite (nós médicos), ter uma precisão, previsibilidade e reprodutibilidade muito grande nos resultados. Por isso é tão segura em mãos de oftalmologistas experientes. É uma cirurgia indolor. Para o melhor conforto do paciente, utilizamos a anestesia local com colírios anestésicos e/ou bloqueio local e/ou sedação.
Gostaria de saber mais sobre a recuperação da cirurgia de catarata? Clique aqui
4. A catarata atinge boa parte da população da terceira idade.
Para você ter uma ideia, 80% das pessoas com mais de 75 anos possuem catarata.
5. Nem sempre a catarata é visível a olho nu.
Na imagem que trago para você, já viu esses olhos com manchas esbranquiçadas e achou que toda catarata os olhos ficariam assim?
Pois bem, na verdade esse tipo de aparência só acontece em casos bastante avançados de catarata. Muitas vezes, a catarata não é visível ao olho nu.
6. Diabetes x Catarata
Você sabia que a pessoa diabética possui 2x a 4x mais chances de desenvolver a catarata quando comparada as pessoas não-diabéticas?
Nesses casos, as oscilações dos níveis de glicemia no sangue aumentam a formação de radicais livres no corpo, que, infelizmente, levam ao envelhecimento precoce do cristalino do olho.
7. Cigarros x Catarata
O hábito de fumar cigarros aumenta pelo menos 2x o risco de desenvolver catarata. Embora largar o tabagismo ajude a diminuir o risco, a doença pode se desenvolver mais precocemente mesmo após a interrupção do hábito de fumar.
8. Não é preciso aguardar que o cristalino fique completamente opaco para que seja feita a cirurgia.
Antigamente, a técnica de cirurgia de catarata não era tão avançada e exigia que o cristalino estivesse totalmente opacificado ou mais rígido para a cirurgia ocorrer. Com isso, na época obrigatoriamente as pessoas precisavam esperar a catarata se desenvolver.
Hoje é diferente! As técnicas são bem mais modernas e a cirurgia de catarata nos olhos pode ser feita tão brevemente quanto possível. Mesmo assim, muita gente não recorre ao tratamento cirúrgico por julgar que é necessário esperar.
Sendo assim, a primeira coisa a saber sobre o momento certo de operar é que não é preciso aguardar a opacificação completa, e inclusive, é recomendado que não se faça isso pois ela pode ficar dura demais e dificultar a cirurgia, essa que nos dias de hoje é feita de forma diferente do passado.
Agora, se você já sabe que tem catarata, qual fator mais importante para ser considerado sobre a realização da cirurgia? É analisando a sua qualidade de vida!
A regra é simples: a partir do momento em que a condição começa a atrapalhar seu “enxergar com qualidade” e começa a gerar problemas de segurança e bem-estar, é hora de operar, mas como eu disse acima, não precisa esperar, em?
Sendo assim, caso a catarata já esteja gerando dificuldade para dirigir, ler ou mesmo para andar pela casa à noite, o procedimento deve ser realizado o quanto antes com um profissional especializado e capacitado. Caso você não sinta incômodo, mas deseja eliminar os óculos ou reduzir a sua dependência no dia a dia, siga em frente e leia este próximo artigo clicando aqui.
Clique aqui para mais informações sobre a cirurgia. Entre em contato com minha equipe
9. É possível corrigir o grau do olho juntamente com a cirurgia de catarata.
É possível corrigir problemas de grau como hipermetropia, astigmatismo, miopia e presbiopia através das lentes intraoculares implantadas durante a cirurgia de catarata.
Em alguns casos, é possível aposentar totalmente o uso dos óculos com a cirurgia de catarata ou a chamada facorrefrativa. Tudo vai depender das características da lente intraocular implantada no lugar do cristalino.
Se você deseja saber mais sobre as lentes especiais que podem corrigir o grau na cirurgia de catarata, clique aqui
Gostou do conteúdo? Às vezes achamos que dominamos totalmente um assunto, mas sempre há um pouco mais para aprender. Se você tem catarata, procure a ajuda de um oftalmologista para que ele te oriente sobre todas as possibilidades para o seu caso. A catarata tem cura!
Você deseja saber mais informações? Clique aqui para agendar uma consulta agora mesmo.
10. A catarata nem sempre vai acometer os dois olhos ao mesmo tempo
A catarata pode acometer apenas um, ou ambos os olhos, dependendo de sua causa. A catarata relacionada à idade, doença sistêmica ou ao uso de corticosteroides sistêmicos, geralmente é bilateral e assimétrica, ou seja, pode estar mais avançada em um dos olhos. Poderá ser unilateral se for secundária a doença ocular, ou ao trauma do olho acometido.
11. Opera-se 1 olho por vez
O intervalo de tempo entre a cirurgia de catarata do primeiro para o segundo olho varia muito conforme o cirurgião ou cirurgiã, porém, existe, de um modo geral, um consenso de se evitar a realização da cirurgia de catarata bilateral simultânea (nos dois olhos ao mesmo tempo).