O que posso e não posso fazer após a cirurgia de catarata?
Quais cuidados devo ter ao operar a catarata?
Em geral, os resultados da cirurgia de catarata e a recuperação costumam ser excelentes.
Caso você tenha sido diagnosticado com catarata e lhe foi indicada a cirurgia de catarata, não deixe de fazer e não prolongue. Realmente a única forma de trata-la é através de cirurgia. Mas fique tranquilo, pois é considerada uma cirurgia segura, eficaz, rápida e com excelentes chances sucesso, mas é claro, que quando feitas por profissionais experientes.
Se você tem dúvidas ou medo de cirurgias nos olhos, acompanhe esse artigo até final para ter todas as informações e se tranquilizar para tomar decisões.
Como é feita a cirurgia de catarata?
A catarata é o resultado de um processo natural de envelhecimento do cristalino (lente) dos olhos, que antes era transparente e que no decorrer do tempo foi ficando opacificada, surgindo então, a catarata. Como pode observar na imagem abaixo:
Na cirurgia de catarata, o médico remove essa lente opaca e troca por uma outra superficial e transparente, resolvendo então, o problema. E te deixo também uma dica: juntamente com a cirurgia de catarata tem a possibilidade da realização de outros procedimentos ao mesmo tempo, como a presbiopia, o glaucoma e problemas de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo).
Como a catarata atinge ambos os olhos, os médicos optam por operar um olho de cada vez, com intervalo de alguns dias entre os procedimentos.
Clique aqui para saber o preço de cirurgia de catarata com Dra Luiza Bicalho
Como é a recuperação da cirurgia de catarata?
Como disse anteriormente, o tratamento da catarata é simples, segura rápida e não costuma causar grandes desconfortos no paciente durante a recuperação no pós-operatório.
Além do mais, essa cirurgia não requer internação, sendo que após o procedimento o paciente já pode voltar para casa.
Alguns cuidados que você deverá ter no período de recuperação:
- NÃO ENCOSTAR AS MÃOS NOS OLHOS EM HIPÓTESE NENHUMA. Pois nas mãos possuem muitas bactérias e quando o olho é contaminado há maiores chances de infecções, inflamações e complicações.
- Tenha cuidado com sua posição de dormir, evite comprimir o olho operado.
- Sempre lave as mãos antes de instilar colírios ou pomadas.
- Na hora do banho, evite deixar a água corrente do chuveiro cair sobre os olhos.
- Dê início aos medicamentos passados pelo oftalmologista assim que chegar em casa.
- Está na dúvida se o colírio caiu no olho? Fique tranquilo e pingue novamente, não há problemas em pingar duas vezes seguidas;
- Ao chegar em casa, procure descansar ou dormir. Não há problemas em se locomover, mas é indicado o repouso;
- Evite maquiagem e protetor solar pelos próximos 10 dias;
- Medicações para pacientes com glaucoma: manter seu uso normalmente;
- Medicações orais de uso contínuo: manter seu uso normalmente;
- Alimente-se bem;
- Dirija somente quando se sentir confiante;
- O período de recuperação costuma ser de 2 a 7 dias, com melhora progressiva da sua visão.
- Evite atividades como musculação, sauna, corrida, hidroginástica ou qualquer esporte de impacto pelo período de 15 dias.
- Sendo o caso de retornar para a hidroginástica após esse período, não deixe de usar óculos de proteção.
- Evite praia e piscina por 30 dias.
- Pode ler, assistir tv e ficar no celular normalmente.
Na dúvida: somente evite encostar as mãos nos olhos para não contaminar e evitar qualquer atividade que tenha a possibilidade de atingir o olho.
Sempre faça a pergunta: essa atividade que vou realizar pode contaminar o meu olho ou atingi-lo num trauma? Se não, seja feliz!!
Muitos pacientes e alunos me perguntam: Dra. Luiza, posso arrumar a casa? Gente, claro que pode! não vai fazer isso na primeira semana , mas depois, estando tudo certinho, pode sim! Com cuidado você pode viver sua rotina normalmente.
Clique aqui para agendar sua consulta de avaliação de catarata com Dra Luiza Bicalho
Os 9 efeitos colaterais mais comuns no pós-operatório
1. Visão borrada, embaçada ou turva
Esse é um sintoma bastante comum após a realização da cirurgia de catarata, então fique tranquilo. É comum ter a visão borrada ou pouco nítida nos dias ou até mesmo semanas que seguem após a remoção da catarata, pois em qualquer cirurgia oftalmológica pode ocorrer um edema em alguma parte dos olhos.
Como ajudar? Os colírios antiflamatórios prescritos pelo seu oftalmologista serão úteis, e devem ser administrados conforme as orientações passadas. O edema geralmente diminui com a consequente melhora da visão com o passar dos dias ou semanas. Pacientes que possuem doenças corneanas, como a Distrofia de Fuchs, podem levar até meses para a devida recuperação.
Devo avisar o médico? Normalmente ocorre esses sintomas, mas com o passar dos dias tem uma melhora que acontece de forma evolutiva e gradual. Se após uma semana, esses sintomas persistirem e não apresentarem nenhuma melhora, comente com o seu oftalmologista.
2. Olho seco
Outro sintoma bastante comum é o olho seco, que acontece devido ao ressecamento ocular. Em alguns pacientes o ressecamento pode ser maior ou menor. O que acontece nesse caso, é que para a realização da cirurgia, alguns nervos são atingidos, e os mesmo fazem parte do sistema sensitivo que controla a produção e lágrimas nos olhos. Normalmente, esse nervo cicatriza em torno de 3 meses, mas até lá, seu olho pode ter sintomas decorrentes da falta de produção de lágrima adequadamente. Agora, se você antes da cirurgia já apresentava olhos secos, bem provavelmente esse sintoma se intensifica mais após o procedimento.
Como ajudar? Os colírios lubrificantes podem ajudar. Mas lembre-se, no uso de dois colírios ou mais (no total de colírios prescritos pelo seu oftalmologista), é necessário esperar 10 minutos entre as instilações, para então, haver a absorção completa dos colírios.
Devo avisar o médico? Se o colírio lubrificante não estiver dando o conforto suficiente para o seu ressecamento ocular, entre em contato com seu oftalmologista. Pois ele estará apto para propor a melhor alternativa para resolução do seu problema.
3. Desconforto ou sensação de corpo estranho no olho
Muitos pacientes reclamam da sensação de algo incomodando nos olhos que ficam “arranhando”. Mas fique tranquilo, pois esse sintoma também é bastante normal e comum, pois está relacionada a incisão feita para a cirurgia, e geralmente desaparece após cerca de sete dias de pós-operatório. Esse sintoma também pode ser uma manifestação de um olho mais seco.
4. Opacidade de cápsula posterior
Uma vez realizada a cirurgia de catarata em que é removido a catarata opacificada por uma lente artificial e transparente, não é possível que a catarata volte.
As vezes pode acontecer de semanas, meses ou anos após a cirurgia, a cápsula (a membrana que dá suporte e estabiliza a lente intraocular acrescentada) se tornar opaca ou enrugada causando o embaçamento da visão.
Essa opacificação da cápsula geralmente é um resultado do crescimento celular na membrana ao longo do tempo, semelhante a uma cicatriz tecidual.
O que ajuda: fica tranquilo(a), isso não é incomum e é resolvido rapidamente em um procedimento ambulatorial chamado yag laser. Esse laser cria uma abertura na cápsula que está turva e ajuda a restaurar a visão clara do paciente, removendo o embaçamento.
5. Clarões ou imagens indesejáveis
Muitos pacientes que submetem a cirurgia de catarata se queixam de “imagens visuais indesejadas”. Esse sintoma ocorre mais frequentemente a noite ou na penumbra, e são mais comuns ocorrerem no uso das lentes intraoculares multifocais.
O que ajuda? Caso a queixa persista apesar do manejo inicial, o seu oftalmologista pode recomendar colírios específicos que reduzirão essas imagens indesejáveis.
Devo avisar o médico? Se as suas queixas perdurarem após 3-4 meses, o seu oftalmologista irá propor opções de tratamento.
6. Sensibilidade a Luz
É esperado que o paciente tenha uma maior sensibilidade a luz, devido ao ressecamento ocular e a retirada da catarata que antes impedia que boa parte da luz entrasse nos olhos.
O que ajuda? Dependendo da causa, o uso do colírio corticoide ou lubrificante prescrito pelo seu oftalmologista, pode te ajudar. As vezes pode ser necessário o uso de óculos escuros por alguns meses até a inflamação desaparecer.
Devo avisar o médico? Olho seco e inflamação das pálpebras (blefarite) também podem ser causas de sensibilidade aumentada à claridade. Às vezes, há outras causas que devem ser investigadas. Intolerância extrema à luz pode inclusive ser sinal de infecção. Se você está sentindo isso, avise ao seu oftalmologista.
7. Náusea e desorientação
Náusea por 1 ou 2 dias após a cirurgia é comum e é decorrente das administrações venosas durante a sedação para a cirurgia.
O que ajuda? Se hidratar com bastante líquido e se alimentar ao chegar em casa, ajudam.
Devo avisar o médico? Pressão elevada no olho, ou hipertensão ocular, também pode causar ânsia de vômito. Substâncias usadas durante a cirurgia podem temporariamente causar aumento da pressão do olho. Portadores de glaucoma também. O seu oftalmologista deve checar a pressão ocular no dia seguinte da cirurgia e impor tratamento caso necessário.
8. Manchas de sangue ou olho vermelho
Vermelhidão e manchas de sangue após a cirurgia são extremamente comuns. Geralmente são causadas por inflamação e/ou rompimento de pequenos vasos sanguíneos, sendo chamadas de hemorragias subconjuntivais. Isso pode causar alterações que assustam e chamam atenção, porém são geralmente inofensivas e com resolução espontânea. Ocorrem mais comumente nos pacientes que fizeram uso de laser de femtosegundo, cujo uso envolve o emprego de sucção durante a cirurgia.
Este sangramento demora em média duas a três semanas até a sua completa reabsorção.
Devo avisar o médico? Se a vermelhidão é acompanhada de dor, sensibilidade à luz e/ou piora da visão, consulte o seu oftalmologista imediatamente.
9. Moscas volantes e flashs de luz
Você pode ver partículas que flutuam e pequenos pontos ou linhas no seu campo de visão após a remoção da catarata. Estas são as sombras de pequenas partículas contidas no vítreo, substância que preenche o seu olho. Elas não são graves e tendem a diminuir ou até desaparecer espontaneamente.
Devo avisar o médico? Caso as moscas volantes e flashes tenham início súbito e em grande quantidade ou haja uma sombra ou perda de campo visual como se fosse uma cortina fechando na lateral da sua visão, entre em contato com o seu oftalmologista imediatamente. Estes podem ser sinais de descolamento de retina, uma complicação rara de cirurgia de catarata.
Deseja agendar uma avaliacao de catarata com Dra Luiza Bicalho? Clique aqui
Precisarei me afastar do trabalho ou de demais atividades?
O pós-operatório da cirurgia de catarata requer apenas um repouso relativo do paciente, especialmente para descanso da vista, proteção da área operada e para que o paciente se adapte às mudanças provocadas pela cirurgia.
No caso do afastamento do trabalho, em geral, os médicos concedem atestado de até uma semana após cada cirurgia para profissões que não exijam muito esforço físico e de até 15 dias para trabalhos mais pesados ou com maior risco para a visão.
Como o procedimento é feito em duas etapas, é importante alinhar esses afastamentos com seu médico e sua empresa, visando evitar possíveis transtornos.
Quanto às atividades físicas, é orientado o afastamento de até uma semana para atividades mais leves e sem impacto e de cerca de 30 dias para atividades físicas mais intensas, como exercícios de musculação, corrida e outras modalidades.
Quanto tempo leva para se recuperar da cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata leva cerca de 20 minutos para ser realizada. Embora cada pessoa reaja de uma forma diferente, muitos pacientes relatam uma melhora na visão nas primeiras 24 horas após o procedimento.
Porém, o processo de cicatrização do olho ainda precisa acontecer e nessas primeiras semanas a visão pode flutuar levemente nas primeiras semanas antes de estabilizar totalmente.
Normalmente, em 1 mês, o olho deve estar estruturalmente curado e cicatrizado. Mas somente o seu médico oftalmologista poderá indicar o tempo de recuperação adequada para seu olho.