Já imaginou conseguir fazer atividades simples do dia a dia, ler um livro, enxergar o quadro na sala de aula sem forçar as vistas?
Já imaginou viver livre de óculos e lentes e ter o grau do seu olho corrigido?
Parece um sonho, não é mesmo? Mas pode ser bem real!
Isso acontece porque hoje temos a oportunidade de realizar a cirurgia refrativa.
Considerando as dúvidas de meus alunos e pacientes, separei as principais para estar respondendo neste artigo, e assim te ajudar.
Quais os problemas oculares a corrigir?
Antes de prosseguirmos para detalhes da cirurgia, é ideal que você entenda mais sobre os problemas oculares a serem corrigidos, que são: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
- MIOPIA
É aquela pessoa que consegue enxergar bem de perto, mas enxerga mal para longe, enxergando embaçado e sem nitidez.
Por que isso ocorre Dra. Luiza?
Para explicar é preciso você saber como a imagem é formada em nosso olho, e para isso coloquei uma imagem acima vou explicá-la. A luz natural solar passa através de nossa córnea, depois passa pelo cristalino (nossa lente natural) e é focada sob a retina, e assim nossa imagem é formada e levada até ao cérebro.
O que acontece na miopia é que o olho tem o formato de um globo ocular mais longo do que realmente ele deveria ser. Com isso a imagem que antes era para chegar e focar perfeitamente sob a retina, agora é formada antes de chegar na retina. Com isso, as imagens são focadas na frente da retina e não nela, e quando a imagem é transmitida para o cérebro, faz com que a visão dos objetos distantes pareça turvos e, consequentemente a dificuldade de enxergar de longe, como na imagem abaixo:
- HIPERMETROPIA
É o contrário da pessoa que possui miopia. É aquela pessoa que ao ver objetos distantes pode enxergar de forma clara (mas com esforço), mas que de perto os objetos não têm nitidez e ficam embaçados.
E por que isso acontece?
Essa condição, ao contrário da miopia que tem o globo ocular mais longo, a hipermetropia possui o globo ocular mais curto ou a córnea muito plana comparado ao normal. Assim a imagem é focada atrás da retina e não nela, como mostra a imagem abaixo.
Ou seja, para a imagem ser formada corretamente é preciso que a ela seja captada pelo olho e focada na retina, não antes (como na miopia) e nem depois (como na hipermetropia).
- ASTIGMATISMO:
Por sua vez, o astigmatismo é aquela pessoa que enxerga objetos distorcidos/desfocados, provocando aquela visão turva ou embaçada, seja de longe ou perto.
Dra. Luiza, por que isso acontece?
Isso acontece porque é um erro refrativo, no astigmatismo os objetos são focados em mais de um ponto, diferentemente da visão normal que ao ver um objeto foca em apenas um único ponto. Com isso, as imagens sofrem uma distorção ao passarem pela córnea, surgindo desfocadas quando projetadas e focadas na retina, como mostra a imagem abaixo. E ao transmitir essa imagem ao cérebro, ela chegará ainda desfocada/distorcida, provocando a visão turva ou embaçada.
Correção dos problemas refrativos
A correção mais comum destes problemas oculares vistos acima, são através de óculos e lentes. Você consegue essas soluções através de receitas com o oftalmologista e então solicitadas. Porém, sabemos que muitas pessoas não conseguem se adaptar muito bem a essas opções, podendo acontecer:
- Acidentes e perdas: um dos motivos mais comuns pela não constância de uso de óculos e lentes são os acidentes e perdas. Principalmente na prática de exercícios físicos ou esportes. Com as lentes, por sua vez, podem ser perdidas quando expostas ao vento, piscinas ou mar.
- Limpeza: muitos óculos são perdidos pela limpeza inadequada, que por muitas vezes são arranhados. Nas lentes, por sua vez, está muito sujeita a infecções.
- Prática de esportes: essas atividades podem ser dificultadas, quando requer grande esforço da pessoa.
- Cansaço visual: para quem tem rotinas longas e cansativas atrás de computadores, as lentes oculares podem causar muito desconforto visual.
- Troca constante: sempre que o grau do olho aumenta, é necessário trocar os óculos e passar por outra consulta médica. As lentes, por sua vez, costumam ter datas de validades e precisam ser substituídas mesmo que o grau ainda não esteja alterado.
Sendo assim, para quem não consegue se adaptar aos óculos ou lentes, talvez seja bom você considerar uma intervenção cirúrgica, que é a cirurgia refrativa, que vou falar mais a seguir.
O que é a cirurgia refrativa?
A cirurgia refrativa é a laser e é realizada de uma forma bem personalizada e com os mais modernos equipamentos de precisão. Essa cirurgia tem a finalidade de corrigir a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Para você entender melhor, é preciso eu explicar para você mais um pouco sobre a refração. O que seria isso? Quando a luz entra no olho ela sofre o fenômeno da refração. Atualmente, o estudo da refração do olho é utilizado para verificar o foco do olho e se ela está acontecendo no lugar correto (na retina) e permitindo imagens nítidas e normais.
Vícios da refração, assim são chamadas as pessoas que possuem alguma alteração nesse processo de focalização: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Ou seja, se você tem miopia, você tem um vício da refração.
A cirurgia refrativa, portanto, são os procedimentos cirúrgicos que visam a mudança da refração dos olhos e corrigir estes vícios citados acima.
Conheça os 3 tipos de técnicas da cirurgia refrativa, clique aqui
Como a cirurgia é realizada?
A cirurgia nos dois olhos pode durar cerca de 10 minutos, mas pode variar dependendo da técnica a ser utilizada. A recuperação é bem simples, sendo que em 2 ou 3 dias o paciente já pode retornar a suas atividades normalmente.
A cirurgia é indolor, feita sob anestesia local e acompanhada por um anestesiologista capacitado. O que as vezes pode acontecer, é um pequeno desconforto no pós-operatório, o que é normal.
Na cirurgia, ocorre a aplicação do laser com a luz ultravioleta para manipulação da córnea e minuciosa remodelagem da refração. O que fará com que o grau seja corrigido é a modificação feita na córnea e assim, automaticamente, a correção dos erros da refração.
Faz sentido, né? Então para recapitular e resumir, os problemas de refração se dão através da alteração na curvatura do globo ocular, fazendo a imagem captada pela córnea/pupila do olho, focar antes da retina ou depois. Sendo assim, para corrigir a imagem captada, é necessário corrigir a curvatura do globo ocular e fazer a imagem ser focada no lugar correto, que é exatamente sob a retina.
Deseja realizar cirurgia refrativa? Clique aqui para agendar uma consulta agora mesmo.
Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?
Como disse acima, a cirurgia dura cerca de 10 minutos para os dois olhos, podendo variar de acordo com a técnica escolhida pelo médico especialista.
Por sua vez, a recuperação normalmente é tranquila e o paciente pode voltar as suas atividades normais de 1 a 3 dias após a cirurgia.
Quem pode fazer a cirurgia?
Qualquer pessoa que seja portadora dos vícios de refração citados acima: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia).
Quais as indicações da cirurgia?
A cirurgia refrativa é indicada para pessoas com mais de 20 anos que desejam viver livres de óculos ou lentes, que não possuem doenças oculares ou apresentem contraindicações nos exames pré-operatórios.
Quais os benefícios da cirurgia refrativa?
São benefícios da cirurgia:
- É um tratamento com altas taxas de sucesso, podendo recuperar completamente os erros refrativos e eliminar de uma vez por todas, os óculos e lentes.
- É econômico: quem tem os problemas corrigidos com a cirurgia, para de investir em óculos ou em lentes, sabendo que os óculos de tempos em tempos teriam de ser atualizados. E adquirir novas lentes, sabendo que possuem prazo de validade.
- É seguro e exato: é um procedimento que não necessita de internação. O pós-operatório é rápido, e que possibilita o retorno rápido as atividades do dia a dia. Necessita-se de medicamentos por um breve período após a cirurgia.
- Não é dependente: todas as atividades que antes a pessoa não conseguia realizar pelos óculos e lentes que dificultavam o processo, agora voltam a ser possíveis com frequência, como: prática de esportes, leitura, ida a praias, piscinas, passeios, atividades ao ar livre, etc.
- Maquiagem: Muitas mulheres reclamam da dificuldade de aplicar maquiagem porque precisam tirar os óculos. Porém, esse problema acaba após a cirurgia, o que impacta diretamente e positivamente na autoestima das mulheres.
Se você deseja usufruir dos benefícios dessa cirurgia em sua visão, clique aqui para agendar uma consulta agora mesmo.
Quais os riscos?
Como dito anteriormente, é uma cirurgia muito segura. Sendo assim, os riscos são mínimos. Isso acontece, porque antes da cirurgia ser realizada é levantada uma série de avaliações detalhadas, baseados em exames específicos para o planejamento do tratamento a ser realizado no paciente e suas possíveis contraindicações.
A cirurgia refrativa realizada comigo, são feitas através dos mais rigorosos protocolos de segurança e com equipamentos de última geração, com uma equipe completa altamente especializada.
Deseja realizar cirurgia refrativa? Clique aqui para agendar uma consulta agora mesmo.