GLAUCOMA – SINTOMAS, CAUSAS, TRATAMENTO, CIRURGIA, TEM CURA?

O QUE É GLAUCOMA?

O glaucoma é uma doença característica que afeta o nervo óptico (neuropatia óptica), e que leva a perda das células ganglionares da retina.

Mas chega de falar bonito, não é mesmo? O que realmente é glaucoma para todos entenderem?

O glaucoma é um machucadinho no nervo óptico. Esses nervos são como os “cabos elétricos do computador” que levam as imagens captadas pelos olhos para o cérebro. Os olhos são como a tela do computador, o cérebro como a torre do computador desktop e o nervo óptico é similar aos cabos que conectam a torre à tela do pc. Sem o cabo, a imagem não aparece na tela. Ficou mais fácil de entender assim? 

O problema começa quando os machucados no nervo óptico (no cabo) se intensificam e acabam prejudicando a conexão do olho com o cérebro, ou seja, quanto mais danificado o nervo óptico, pior é a imagem recebida pelo cérebro. E essa perda de visão é gradativa e lenta QUANDO NÃO TRATADA ADEQUADAMENTE. 

Como funciona o olho humano? | Essilor

Figura 1: Como a imagem chega ao cérebro? \\ Fonte: Essilor

 

COMO ACONTECE A PERDA DE VISÃO?

Uma vez que o nervo vai sendo danificado, ele não transmite a imagem com a mesma qualidade e isso vai prejudicando a visão aos poucos sem que o portador da doença perceba. Tudo pode acontecer de forma muito lenta e imperceptível. A perda do campo visual acontece de fora para dentro. Nos casos de glaucoma avançado, chamamos de visão tubular. A visão do paciente fica limitada na periferia e o centro da visão ainda pode ser bom. É como se estivesse enxergando através de um tubo ou cano.

Veja a foto abaixo. Mas calma, você não vai deixar chegar nesse estágio! Aqui vamos te explicar tudo o que você pode fazer para impedir que a doença progrida, e acredite, é possível! Você pode estabilizar a sua doença e manterá a sua visão eternamente! 

Leve a sério o Glaucoma - Revista + Saúde - Guarapuava

Figura 2: Como uma pessoa com glaucoma avançado enxerga? \\ Fonte: Revista + Saúde

 

O QUE MACHUCA O NERVO ÓPTICO?

Sabemos que o glaucoma é multifatorial (vários fatores) e que devemos tratar todos os fatores que pioram o glaucoma. Mas um dos principais fatores que “machuca” o nervo óptico é a pressão intraocular (PIO) alta.

 

QUAL A PRESSÃO NORMAL DOS OLHOS?

A pressão intraocular normal (PIO) varia entre 10 e 21 mmHg (milímetros de mercúrio), mas encarar essa referência como a PIO ideal para seus olhos com glaucoma é ERRADO. Essa referência deve ser considerada ideal somente para os olhos que NÃO possuem glaucoma. Falarei sobre a PIO ideal para os olhos de portadores de glaucoma mais a frente.

 

TODOS OS PORTADORES DE GLAUCOMA TEM A PRESSÃO INTRAOCULAR ALTA?

Não. Muitos portadores de glaucoma mesmo antes do tratamento podem ter a PIO baixa ou mesmo normal, e ainda assim tem o glaucoma e precisam tratá-lo. 

 

QUAIS OS TIPOS DE GLAUCOMA?

Existem vários tipos de glaucoma e diversas classificações. As mais comuns e mais usadas são:

Tipos de glaucoma: 

  • Glaucoma de pressão normal (ou baixa)   x  Glaucoma de pressão alta
  • Glaucoma de ângulo aberto  x  Glaucoma de ângulo fechado
  • Glaucoma primário  x  Glaucoma Secundário 
  • Outros tipos:  Glaucoma Congênito, Glaucoma Juvenil, Glaucoma Pigmentar, Glaucoma Pseudoexfoliativo…

 

O TIPO DE GLAUCOMA DE ACORDO COM A PRESSÃO DOS OLHOS:

O tratamento de glaucoma, hoje, consiste em diminuir a PIO e isso é científico. Mas nem todo glaucoma é de pressão alta, considerando que também tem pessoas com glaucoma e que possuem a pressão normal ou até mesmo baixa. Isso mesmo!

Vou te dar alguns exemplos de pressão intraocular (PIO)  de pacientes antes de começar o tratamento, e que possuem glaucoma:

. pressão intraocular 23 mmHg (pressão alta)

. pressão intraocular 12 mmHg (pressão normal) 

. pressão intraocular 08 mmHg ( pressão baixa)

 

ATENÇÃO!!! GLAUCOMA NÃO É SÓ SOBRE PRESSÃO ALTA NOS OLHOS.

GRAVE ESSA FRASE!!

Embora tenha pessoas com diferentes tipos de glaucoma e pressão intraocular, o tratamento consiste em diminuir essa PIO (independentemente se a pressão está baixa, normal ou alta) até que chegue a um valor que não permita que o glaucoma das pessoas continue machucando o nervo óptico e consequentemente evoluindo para cegueira. Quando ela alcança com tratamento essa PIO ideal ou PIO alvo, o seu glaucoma estará estabilizado e sob controle.

Parece confuso, não é mesmo? Sempre costumo dizer aos meus pacientes que cada glaucoma é individualizado, único. A pressão alvo (que é a pressão ideal que não permite o glaucoma evoluir) muda de paciente para paciente, por isso a importância de uma consulta e acompanhamento com um especialista em glaucoma de referência.

 

GLAUCOMA TEM CURA?

Infelizmente, meu caro leitor, ainda não temos a cura do glaucoma. E até o presente momento é IMPOSSÍVEL recuperar o que já foi perdido de visão. Mas você não pode deixar isso te abalar! Porque o glaucoma tem TRATAMENTO, e com ele é possível sim estabilizar sua doença de forma que ela não progrida para cegueira. Ou seja, é possível sim com o tratamento adequado chegar a sua velhice com sua VISÃO PRESERVADA! O grande problema é que os pacientes não fazem o tratamento de forma correta. Muitos acreditam estar fazendo de forma adequada e não estão. Isso é científico. Em torno de 70% dos pacientes acreditam estar fazendo “tudo certinho” e não estão. Por esse motivo, o glaucoma acaba evoluindo sem que o paciente perceba e consequentemente levando a perda visual. Infelizmente essa é a realidade.

 

POR QUE O GLAUCOMA É TÃO PERIGOSO?

Porque é uma doença silenciosa. A grande maioria das pessoas que possuem glaucoma não sentem absolutamente nada, ou seja, não têm sintomas. 

Mas Dra. Luiza Bicalho, como as pessoas não percebem que estão perdendo a visão?

Pode acreditar, elas não percebem!! Porque o processo é muito lento e a perda do campo visual é de fora para dentro o que dificulta ainda mais essa percepção.

Para você entender melhor, observe esse exemplo: Imagine que uma pessoa está tentando emagrecer, e todo dia ela perde 10 gramas. De um dia para o outro ela não vai perceber essa perda que teve! E é assim com a visão também. 

Para te mostrar o quão sério é, hoje no Brasil segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), possuem aproximadamente 1 milhão de brasileiros que possuem glaucoma, porém somente 50% sabem que possuem. Ou seja, tem muito glaucoma evoluindo para cegueira sem que as pessoas saibam. 

Uma vez que você compreende essa estatística, fica mais fácil entender porque é uma doença que cega tanto. Por esse motivo, você a partir de agora precisa começar a informar as pessoas sobre a ida ao oftalmologista para realizar o check up ocular. Isso significa que precisamos fazer o exame completo anualmente. Se você tem glaucoma, todos os seus parentes de primeiro grau ( pais, irmãos e filhos ) possuem 9x  mais chances de evoluir com a doença também. Então faça parte dessa corrente do bem e ajude seus familiares a diagnosticarem o quanto antes essa enfermidade.

 

QUAL O TRATAMENTO IDEAL PARA O GLAUCOMA?

O tratamento ideal vai depender do tipo de glaucoma e quais as condições oculares presentes.

O tipo de glaucoma mais comum são o Glaucoma Primário de Ângulo Aberto e Glaucoma de Ângulo Fechado, a diferença entre ambos está na drenagem do humor aquoso, cujo processo é feito pela malha trabecular. No caso do Glaucoma de Ângulo Aberto, a capacidade de drenagem é abaixo do normal, enquanto na de Ângulo Fechado a malha trabecular é obstruída. Veja na figura a seguir:

Tratamento pode ajudar a controlar o glaucoma - Marcelo Creppe I Oftalmologista

Figura 3: glaucoma de ângulo aberto x fechado \\ Fonte: Marcelo Creppe

Em ambos é utilizado o tratamento com colírios para diminuir a pressão.

No Glaucoma de Ângulo Fechado como a primeira linha de tratamento (assim que descobre o glaucoma), é indicada a iridotomia a laser (um furinho a laser que é realizado na íris) e a cirurgia de catarata precoce. Em paralelo a isso deve-se iniciar o tratamento com colírios se for indicado.

No Glaucoma de Ângulo Aberto indico a trabeculoplastia seletiva a laser (SLT) como primeira linha de tratamento. Ela é útil para todas as pessoas que possuem o ângulo aberto, no entanto, para aquelas que foram recém diagnosticadas, a chance de um efeito maior após o procedimento é ainda maior.  O SLT usa baixos níveis de luz laser para melhorar a drenagem do fluido intraocular através da via de drenagem natural para fora do olho. Para a maioria dos olhos, o SLT  ajuda a diminuir a pressão ocular e o efeito de um único tratamento dura de 2 a 5 anos. Como o SLT deixa os canais de drenagem intactos, pode ser repetido se o tratamento inicial for eficaz e tiver redução da pressão intraocular (PIO). Nos Estados Unidos, Canadá e demais países de primeiro mundo, o SLT é considerado a primeira e principal terapia a ser realizada no paciente com glaucoma de ângulo aberto.

Alguns pacientes podem ter sua pressão ocular controlada apenas com SLT. Outros diminuem a quantidade de colírios que usa e outros ainda tem que continuar usando colírios mesmo após o procedimento. Cada caso é um caso. Mas há 80% de chances de ter alguma diminuição na pressão intraocular com o laser. Os estudos mostram que é a principal terapia e a única que age direto no problema, que é a malha trabecular doente.

Outro motivo de eu indicar o SLT para meus pacientes, é porque muitos colírios podem trazer efeitos colaterais e desconfortos aos pacientes (que é uma das grandes causas das pessoas abandonarem o tratamento). Sendo assim, ao realizar o SLT e obter bons resultados, há grandes chances de diminuir ou até mesmo deixar de usar os colírios por um tempo. E o melhor, é que pode repetir o procedimento quando acabar o efeito (3 – 5 anos).

Durante minha experiência fora do Brasil estudando oftalmologia, observo uma grande taxa de chance de realizar a terapia a laser em 6 meses para que o efeito seja otimizado.

 

MINHA MENSAGEM FINAL PARA VOCÊ

Você que acabou de ser diagnosticado com glaucoma, fique tranquilo, pois vai dar tudo certo. Não tenha medo! Você não vai ficar cego(a). Você está buscando informação e esse é o caminho para que tenha sucesso em seu tratamento. Saber o caminho certo a seguir é a grande missão.

O glaucoma realmente pode assustar por não ter cura e por ser irreversível se já tiver perdido algo de visão. MAS, existem tratamentos que permitem que você continue enxergando para o resto de sua vida.

O que de fato vai fazer você dominar e controlar sua doença vai ser sua dedicação com o tratamento! 

Então, aqui vai minhas dicas mais valiosas para você:

  • NÃO SE ACOMODE! Isso mesmo. Não ache que só porque você foi ao médico e que ele passou os colírios, que está tudo ok! 80% da chance do seu sucesso no tratamento vai depender de você. No consultório não há tempo de passar todas as informações que seu médico precisa te passar, por isso é ideal que você não se acomode e procure conhecer a doença fora do consultório também. Procure como aplicar o colírio da forma correta, tratamentos complementares, hábitos do dia a dia que prejudicam o glaucoma e que você não sabe, vitaminas,etc.
  • VOCÊ SABIA? 80% dos pacientes acham que estão tratando corretamente a doença, MAS NÃO ESTÃO! E por isso tem muito glaucoma evoluindo. Então ESTUDE, ESTUDE e ESTUDE. No glaucoma quanto mais você estudar e procurar saber sobre a doença, mais você vai dominar e mais você viverá sem medo, além de tratar o glaucoma corretamente, que fará você de fato conseguir controlar sua pio e impedir que evolua para cegueira.
  • NÃO LEVE A DOENÇA COMO O CENTRO DE SUA VIDA, muitas pessoas por falta de informação e conhecimento levam o glaucoma como o centro da vida, dorme e acorda pensando na doença, com medo, inseguro, vive estressado, vive ansioso e depressivo. E isso só vai te fazer mal. O que vai te fazer levar o glaucoma como um detalhe na vida (que é o ideal) é o conhecimento, o conhecimento te libertará. Quanto mais você conhecer da doença, mais você terá controle sobre ela e suas emoções.
  • NÃO TRATE SOMENTE A PRESSÃO OCULAR! Sabemos que o glaucoma é multifatorial (que possui vários fatores), então pare de tratar somente a pressão! Faça exercícios físicos também (pode diminuir a PIO em até 30%), faça meditação trabalhando a sua respiração (pode diminuir a PIO em até 30%), trate a enxaqueca e ronco (se tiver), tenha uma boa alimentação, ingira vitaminas que ajudam no glaucoma. Conheça a mais hábitos do dia a dia que podem estar piorando seu glaucoma, e hábitos que você deve começar a ter que podem ser benéficos e ajudar no seu glaucoma. E isso só será possível através de busca constante de conhecimento.
  • FAÇA O SLT se você tem glaucoma de ângulo aberto, pois há muitos benefícios que vão te ajudar de várias formas. Em meus pacientes de Belo Horizonte, o SLT tem tido excelentes resultados.

 

AINDA TEM DÚVIDAS?

FAÇA UM COMENTÁRIO COM SUA DÚVIDA AQUI ABAIXO, QUE VOU RESPONDER.

Compartilhe

Artigos Recentes

Gostaria de ser avisado quando postados novos conteúdos como este?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades.

Gostaria de ser avisado quando postados novos conteúdos como este?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades.

Quer mais informações sobre a cirurgia de catarata, refrativa ou SLT para glaucoma?

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.